top of page

ELETROTERMOFOTOTERAPIA

A eletrotermofototerapia é uma modalidade terapêutica que pode ser utilizado três tipos de tratamentos: a eletroterapia, a termoterapia e a fototerapia. Essa abordagem é utilizada na fisioterapia para tratar uma variedade de condições médicas, principalmente aquelas relacionadas a distúrbios musculoesqueléticos, dor crônica, lesões esportivas, inflamação e cicatrização de feridas.

O tratamento é geralmente personalizado de acordo com as necessidades do paciente. 

É importante ressaltar que a eletrotermofototerapia deve ser realizada por um profissional treinado e qualificado, uma vez que o uso inadequado das modalidades terapêuticas pode resultar em complicações. Os dispositivos utilizados também devem estar em conformidade com regulamentos de segurança para garantir o bem-estar do paciente.

Principais equipamentos  e suas indicações:

6.png

 

CORRENTE RUSSA: Estimulação elétrica usada para iniciar e facilitar a contração voluntária do músculo. O objetivo é recuperar o tônus muscular, aumentar a força e estimular o fluxo sanguíneo dos músculos.

 

FES: Abreviatura de Functional Electrical Stimulation ou estimulação elétrica funcional. Tratamento que utiliza corrente elétrica de baixa frequência nos casos em que os músculos estão paralisados ou enfraquecidos.

 

LASER: Aparelho que emite feixes de radiação de luz terapêutica com o objetivo de cicatrizar tecidos e reduzir as dores. Entre os benefícios do laser está a precisão, já que ele funciona bem em um único ponto de dor ou em ligamentos finos.

ONDAS CURTAS: São ondas de radiofrequência que geram calor, aquecendo os tecidos e aumentando o fluxo sanguíneo. O objetivo é reduzir as dores e em outros casos, atua proporcionando irrigação sanguínea e mobilidade articular.

TENS: Abreviatura de Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou estimulação elétrica nervosa transcutânea. Terapia que utiliza corrente elétrica aplicada à pele por meio de eletrodos. Exerce função analgésica.

 

ULTRA-SOM: Aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência, podendo ou não produzir calor. A principal função do Ultra-som é o efeito anti-inflamatório, além de acelerar a cicatrização e reduzir a dor, estimular a formação do calo ósseo, da síntese de proteína, aumentar a circulação sanguínea e diminuir espasmos musculares.

Esperamos você para uma avaliação!

2_edited.png
bottom of page